Notícias
Iteral contribui na negociação entre sem teto e prefeitura de União dos Palmares
Órgão de Terras fará o cadastramento e identificação da melhor área para o assentamento das famílias que realmente precisam

O Governo de Alagoas por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) está mobilizado em resolver a situação de moradia e garantir dignidade para as famílias sem teto no município de União dos Palmares. Na segunda-feira, 13 de setembro, na sede do Órgão de Terras na capital alagoana, foi realizada uma reunião de negociação entre a Prefeitura Municipal e os movimentos MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade), MLT (Movimento e Luta pela Terra) e a Associação Santa Luzia que faz parte do Moica (Movimento de Insurgência Camponesa).
A atividade foi agendada após a conclusão de uma manifestação realizada no último dia 6 de setembro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o grupo utilizou pneus, galhos de árvores e fogo para bloquear os dois sentidos da rodovia das 7h30 até às 9h10, no trecho da BR-104, na altura do quilômetro 36, na Zona da Mata de Alagoas.
O diretor presidente Jaime Silva foi procurado pelo prefeito Areski Freitas (Kil) para auxiliar na negociação e identificar a melhor área para assentar as famílias, já que, nas ocupações envolvem movimentos sociais que acompanham tanto famílias sem terra e sem teto.
De acordo com o gestor municipal, o Governador Renan Filho garantiu o apoio para a efetivação de várias obras por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra), a exemplo da estrutura de um novo campo de futebol na entrada da cidade, porém as obras tem sido prejudicadas. “Nós já encaminhamos a Secretaria Municipal de Assistência Social para fazer a identificação de quem realmente tem casa e reside nesta área para não ficarem desamparados. Fizemos um projeto e o arquiteto redimensionou a área de forma que fique o campo (cerca de 200m) e no restante teria a divisão de lotes para contemplar essas famílias. Mas, quando começamos os trabalhos com o trator apareceram mais famílias. E a gente precisa sair desse impasse, principalmente, quem era do movimento sem terra e agora é sem teto, e precisamos resolver a situação de quem está aqui há 16 anos”, afirmou Kil.
Outra alternativa encontrada, é o espaço onde estão os galpões da comunidade Santa Fé que possui 3 hectares e a Justiça já ordenou que o Estado derrube essas estruturas para a construção de 14 casas destinadas às famílias que moram nesses espaços. A Prefeitura retirará o entulho e assumiu o compromisso de pagar o aluguel social durante seis meses.
Como esse terreno pertence ao Governo do Estado é uma ótima oportunidade para acomodar um maior número de famílias. Ficou determinado que o Órgão de Terras encaminhará a equipe técnica para fazer o levantamento da área que encontra-se livre, baseando-se na Regularização Fundiária do município, para executar a medição e demarcação sobre a quantidade de lotes disponíveis, além de realizar o cadastramento das famílias.
“O trabalho precisa ser rápido e o mais honesto possível, para que a gente não cometa a injustiça de repassar um terreno a uma pessoa que não precisa e depois venha a vender. Com esse cadastro também faremos o desmembramento daquelas famílias que encontram-se acampadas em áreas da Laginha”, ressaltou Jaime.
Também existe o apoio da Prefeitura na realização de um loteamento residencial totalmente urbanizado e próximo de empreendimentos públicos como posto de saúde, escola, terminal de ônibus e estrada. Para isso, é necessário impedir novas ocupações e garantir a desocupação da área destinada ao campo de futebol para que a situação seja totalmente resolvida.
Fonte: Ascom Iteral / Texto: Helciane Angélica Santos Pereira

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
7Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Terry Crews é Reconhecido pela Revista People como "Pessoa Menos Odiada do Mundo"
