Notícias

Governo de Alagoas deve publicar nesta quinta-feira novo decreto de distanciamento

Nos últimos decretos, governo do estado manteve as regras da fase amarela por causa da preocupação com os casos da variante delta, que aumentaram de 3 para 5 nesta semana.

Por Redação 02/09/2021 12h12
Governo de Alagoas deve publicar nesta quinta-feira novo decreto de distanciamento
Ocupação de leitos de UTI tem diminuído em Alagoas - Foto: Márcio Ferreira/ Secom

Alagoas chega nesta quinta-feira (2) ao último dia do atual decreto da fase amarela do distanciamento social controlado com uma redução na taxa de mortes pela Covid-19 (média móvel de -28%), mas com registro de aumento dos casos da doença, inclusive da variante delta.

A fase amarela permite o funcionamento de estabelecimentos comerciais em seus horários normais, mas ainda impõe restrições ao setor de eventos. O estado está nessa fase desde o dia 9 de julho e desde então vem prorrogando novos decretos sem alteração.

Há oito dias, o estado registra o menor número diário de mortes por Covid, mas houve aumento de casos suspeitos. O número acumulado de casos suspeitos chegou a 4.121. No boletim anterior, eram 3.923 casos em investigação, à espera de resultado de exames.


Alagoas também registrou novos casos da variante delta. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) comunicou, na noite de quarta-feira (2), que foram registrados mais três casos, dois em Maceió e um em Marechal Deodoro.


Os primeiros dois casos da delta foram confirmados no dia 9 do mês passado, sendo um de Maceió e o outro de Palmeira dos Índios.

Apesar do registro de aumento de casos, a ocupação de eleitos destinados a pacientes com Covid vem caindo. O último boletim trouxe que o estado está com 9% dos leitos ocupados. Com relação aos leitos de UTI, a ocupação é de 14% no estado, 17% em Maceió e 9% no interior.


Vacinação



O estado segue vacinando contra a Covid. O último boletim, divulgado na quarta, trouxe que 2.635.862 doses das vacinas foram aplicadas. São 1.806.864 pessoas vacinadas com a primeira dose e 828.998 com a segunda dose ou dose única.


A capital estava aplicando a primeira dose do imunizante em adolescentes com 16 anos sem comorbidades e a partir de 12 anos com comorbidades, mas suspendeu nesta semana. O Município disse que o serviço será retomado assim que o município receber nova remessa de imunizantes. Até lá, apenas a segunda dose é aplicada.

Por G1 Alagoas