Notícias

Delegado investiga se grupo que fraudou concurso da Polícia Civil de Alagoas atuou em outros concursos públicos

Segundo delegado Gustavo Xavier, organização criminosa receberia de cada candidato beneficiado mais de R$ 50 mil por gabaritos.

31/08/2021 12h12
Delegado investiga se grupo que fraudou concurso da Polícia Civil de Alagoas atuou em outros concursos públicos
Delegado investiga se grupo que fraudou concurso da Polícia Civil de Alagoas atuou em outros concursos públicos - Foto: G1 Alagoas

A Polícia Civil de Alagoas investiga se o grupo criminoso que fraudou o concurso da instituição, realizado no último fim de semana, atuou também em concursos públicos anteriores. Cinco pessoas foram presas tentando fazer as provas com ponto eletrônico. O delegado Gustavo Xavier deu detalhes da investigação nesta terça-feira (31).

Em vídeo enviado à imprensa (assista acima), o delegado diz ainda que mais pessoas, além das presas em Alagoas e Pernambuco, podem ter participado da fraude. "Vamos investigar a provável participação desses criminosos em concursos passados, como o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros", disse.

Xavier conta que a aprovação dos candidatos estava custando mais de R$ 50 mil aos candidatos que compraram os gabaritos.

No dia do mesmo concurso, um homem foi preso em flagrante em Pernambuco fazendo a prova no lugar de outro candidato. O delegado explicou que essa prisão não tem relação com a investigação do grupo que passaria o gabarito por ponto eletrônico.

Crimes em outros estados

Segundo a polícia, a organização criminosa atuava em mais de um estado buscando o ingresso em carreiras públicas de forma fraudulenta. Para isso, os integrantes usavam ponto eletrônico durante as provas.

A fraude foi descoberta após um trabalho de investigação da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), que enviou equipes para Pernambuco.