Notícias

“Apesar de todas as dificuldades, o SAAE é bem administrado”, Zé Alfredo sobre o SAAE de União dos Palmares.

Ex-vice prefeito defendeu a administração da autarquia durante participação em sabatina nesta quinta-feira (26)

Por Redação 26/08/2021 23h11 - Atualizado em 27/08/2021 00h12
“Apesar de todas as dificuldades, o SAAE é bem administrado”, Zé Alfredo sobre o SAAE de União dos Palmares.
Ex -vice prefeito de União dos Palmares, Zé Alfredo - Foto: Tribuna União

Em entrevista recente a um portal de notícias da região, Zé Alfredo (PTB), ex-vice prefeito de União dos Palmares e opositor político ao governo do prefeito Areski de Freitas (MDB), surpreendeu ao declarar que considera o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município “bem administrado”, apesar das dificuldades. Ao se posicionar contra a ideia de privatização da concessão do SAAE, Zé Alfredo argumentou defendendo a atual administração da autarquia.

“O SAAE hoje tem suas contas saneadas. Todo mundo quer vender pro SAAE, pergunta ao comerciante de União dos Palmares quem não quer vender um produto pro SAAE, porque recebe em dia, os funcionários do SAAE recebem em dia”, afirma Zé Alfredo durante sabatina. “Apesar de todas as dificuldades, o SAAE é bem administrado, sobra dinheiro”,completa. Ele acrescenta ainda como mérito do SAAE ter uma pessoa técnica ocupando a direção, se referindo ao diretor Célio Muquém, “a gente vê o resultado que o Muquém pegou, aquela dificuldade toda que tinha do gestor anterior, aquela falta d'água, e hoje a gente não vê isso”, disse o ex-vice prefeito em entrevista.

A entrevista completa de Zé Alfredo você pode conferir no site do Portal BR-104.

Trajetória política

Zé Alfredo fez composição com Areski de Freitas em 2016, quando foi eleito vice prefeito. Depois de romper com Areski, em meados de 2018, se tornou um dos principais nomes da oposição em União. Tentou emplacar uma candidatura à deputado estadual sem sucesso no mesmo ano. Nas eleições de 2020 foi candidato à prefeito, mesmo com a queda crescente de popularidade que registrou nas pesquisas eleitorais, onde terminou em terceiro lugar, com 17,51% dos votos.

Areski de Freitas sobre o futuro do SAAE de União

Em entrevista exclusiva ao Zona 10, o prefeito Kil de Freitas quebrou o silêncio sobre as pretensões de sua gestão com o futuro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de União dos Palmares e nos contou com detalhes sobre como deve proceder com a autarquia.

Com o marco legal do saneamento básico, sancionado em julho do ano passado, a lei 14.026/20 determina que todos os municípios devem atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, sujeitos a responder pela Lei de Responsabilidade Fiscal. União dos Palmares tem, aproximadamente, 60% de saneamento e precisaria de um investimento de cerca 200 milhões de reais no caso de permanecer sem privatizar a concessão da autarquia, um caixa que a cidade nunca teve e dificilmente terá disponível em qualquer outra gestão, afirma Kil.

O prefeito explica que os municípios têm até 15 de julho de 2022 para justificar ao Governo Federal que dispõem de orçamento para cumprir as metas de saneamento ou para, não tendo as condições de caixa, fazer a privatização da concessão.

O Governo do Estado preparou três blocos para fazer os leilões de Alagoas, já fez da região metropolitana e agora está nos blocos B e C, União está inserido no C. “Se eu não participar do processo agora, tendo a oportunidade de fazer com mais de 40 municípios e a garantia de uma empresa que faça jus às necessidades da cidade, União será obrigado a participar sozinho do leilão mais para a frente, a cidade vai perder o potencial do valor de desmobilização da autarquia que a empresa ganhadora vai nos pagar para investimentos no município, e ainda corre o risco de receber uma empresa que não atenda a contento as metas de saneamento”, disse o gestor.

“Preciso garantir a universalização do saneamento para a cidade, que a gente tenha uma cidade mais justa e menos desigual, com água potável e saneamento para todos, com o maior investimento já feito na história de União dos Palmares”, afirma.

A entrevista completa você pode conferir aqui