Notícias

Espetáculo teatral retrata força e empoderamento feminino dentro dos terreiros de axé a partir de lendas de pombagiras

Recheado de músicas, danças e espiritualidade, o espetáculo acontece nos dias 8, 9 e 10 de setembro no estacionamento do Complexo do Teatro Deodoro, no Centro de Maceió

Por Redação 26/08/2021 12h12 - Atualizado em 26/08/2021 15h03
Espetáculo teatral retrata força e empoderamento feminino dentro dos terreiros de axé a partir de lendas de pombagiras
O espetáculo acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2021 - Foto: Divulgação: Auá Produções

O canto de resistência das religiões de matriz africana é o que o espetáculo teatral “As Marias, As Rosas e os Espinhos” vai retratar. Muita música, dança e espiritualidade na luta contra os preconceitos e a ideia de demonização sobre as entidades PombaGiras. As Marias são a representatividade das mais diversas mulheres, as Rosas são a força, o belo e a vida, já os Espinhos, são as batalhas e lutas constantes e a representação de uma árdua resistência.

O espetáculo surge de um experimento cênico para a disciplina de Laboratório de Montagem no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 2019, criado pelos alunos Wagner Santos e Rilton Costa, ambos candomblecistas das nações Nagô e Angola respectivamente, tendo Wagner Santos ligações fortes também com a Umbanda, religião que abrange aspectos do Candomblé, Espiritismo, Catolicismo e outros.

Em cena, serão cinco mulheres interpretando as “Marias”, sendo que apenas três vão representar as lendárias Maria Mulambo, Maria Padilha e Maria Navalha com apresentações que acontecem nos dias 08, 09 e 10 de setembro no estacionamento do Complexo Cultural do Teatro Deodoro, no Centro de Maceió, às 19h30. Os ingressos serão vendidos pelo whatsapp através do link https://bit.ly/38h5ccc e também pode ser acessado via QR Code, ou ainda pela bio do perfil do espetáculo @mariasgiras no Instagram. Os ingressos estão custando R$40,00 inteira e R$ 20,00 a meia.


A trama se passa em uma encruzilhada, onde as Marias vão atuar sobre três princípios importantes: RESPEITO à diversidade religiosa nos cultos de matriz africana, PODER FEMININO das entidades pombagiras e LUTA contra a demonização de entidades das religiões do Candomblé e Umbanda e toda sensualidade inata das mulheres como “tempero” dessa obra.

O diretor artístico, Wagner Santos, junto do seu co-diretor Rilton Costa, viu a oportunidade de fazer frente ao preconceito e os mitos criados sob uma ótica judaico-cristã, em sua grande maioria protestante, que não correspondem com a realidade das entidades cultuadas nos terreiros de axé. É contado no espetáculo histórias que revelam toda magia, malandragem e empoderamento feminino, que também é uma das propostas do espetáculo.


A proposta de ir além do experimento cênico foi de Alex Zampielly, amigo do diretor e proprietário e gerenciador da Auá Produções, que hoje é produtora do espetáculo. Há quase 2 anos prestando serviços de gestão, produção e projetos, a Auá Produções busca fomentar a cultura e a arte de diversos segmentos em todo o Estado de Alagoas.

O projeto do espetáculo foi submetido ao edital Prêmio Eric Valdo, da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), no segmento de Artes Cênicas: Teatro, Dança, Circo e Ópera, ao qual foi contemplado. O repasse financeiro se dá pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), que é um auxílio ao setor cultural através de editais regulamentados pelo Governo Federal.


O espetáculo “As Marias, As Rosas e os Espinhos” é composto por: Wagner Santos, como diretor artístico, Rilton Costa como dramaturgo e co-diretor, Alex Zampielly como produtor geral pela Auá Produções, as atrizes Duso André, Juliana Teles, Laís Paiva, Thame Ferreira e Gi Prettah, Alan Cardoso como assistente de produção e colaborador na construção corporal, Jackie Silva como assistentes de produção, Pei Shung Fon e Paulo Canuto com a assessoria de comunicação, Roberta Brito com a fotografia, e Maciel Ferreira como colaborador na construção corporal.

SERVIÇO:

O que: Espetáculo As Marias, As Rosas e Os Espinhos
Quando: 08, 09 e 10 de setembro de 2021
Horário: 19h30 nos três dias
Onde: Estacionamento do Complexo Cultural do Teatro Deodoro - Centro
Vendas: 82 99411-8771 ou contato via Instagram @mariasgiras

Fonte: Assessoria