Notícias
Alagoas Imuniza 30% de sua população com as 1ª e 2ª dose da vacina contra a covid-19

Alagoas é o primeiro estado do Nordeste a ter mais 30% de sua população com o ciclo completo de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19), seja ele com as duas doses (Coronavac, Astrazenica ou Pfijer) ou a Janssen que se trata de dose única. São 30,19% de toda a população imunizada. Alagoas tem em média 3,322 milhões de habitantes, com esse número cerca de uma a cada 3 pessoas de 18 anos ou mais já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina.
Os números são fruto de oito meses de campanha, com um percentual correspondente a mais de 716 mil pessoas totalmente imunizadas. Apesar disso, a população alagoana deve continuar seguindo as restrições sanitárias e o protocolo de distanciamento social. Dos nove Estados do Nordeste, Alagoas é o primeiro a alcançar os 30%. Em segundo lugar vem a Paraíba, com 29,54% e depois o Estado do Piauí, com 28,63%. A média do Nordeste está em 25,98% e do Brasil em 31,90%.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante de dose única (Janssen) e os imunizantes de duas doses: Astrazeneca, CoronaVac, e Pfizer. Ao todo soma-se mais de 1,6 milhão de pessoas vacinadas com, pelo menos, uma dose da vacina.
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação. “Alagoas tem dado uma bela resposta no enfrentamento à pandemia e tem alcançado os melhores resultados em todo o Brasil. É por isso que a gente tem observado a redução no número de pacientes internados em nossa rede hospitalar exclusiva para a Covid-19, assim como, no número de casos e de óbitos”, destaca.
O gestor enfatizou, ainda, a importância da segunda dose, para que a imunização contra o novo coronavírus seja mais eficaz. “Peço para que a população continue respondendo ao chamado para a vacinação, tanto para a primeira dose, quanto para a segunda”, apelou.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.323.429 doses. Deste total, 1.606.575 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 716.854 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).
Mas para que esse número continue avançando e que assim a ocupação de leitos não volte a subir é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:
- Use máscara ao sair de casa;
- Respeite os protocolos de distanciamento social;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Fonte: Sesau

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
3Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
4VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
5Influenciadora é solta após atropelar crianças em praça de Vila Velha
65 vezes que Simaria Mendes apareceu nua na internet e causou
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
10Pela primeira vez, mulheres com mais de 40 anos estão tendo mais bebês do que mães adolescentes
