Notícias

Prefeitura de União inaugura escola pública de música

A escola vai contemplar centenas de alunos com acesso à aulas de música

Por Redação 20/08/2021 18h06 - Atualizado em 21/08/2021 15h03
Prefeitura de União inaugura escola pública de música
Kil de Freitas e Júnior Menezes inauguram escola de música - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (20) a Prefeitura de União dos Palmares encerrou a semana inaugurando a escola pública de música Mestre Lamparina, que leva o nome de um dos maiores ícones da cultural artística local do município que é capital da Zona da Mata Alagoana. A escola foi inaugurada pelo prefeito Kil Freitas, o vice Júnior Menezes, a secretária de cultura Elizabete Oliveira, vereadores, secretários, músicos e demais representações da sociedade.

A escola é um investimento da Prefeitura para fomentar a cultura local e possibilitar mais acesso das pessoas ao contato musical, principalmente atrair os jovens com uma ocupação artística e descobrir novos talentos, explica o prefeito Kil de Freitas.

Entre o que os alunos vão encontrar na escola é a possibilidade de aprender a manusear e exercitar artisticamente com diversos instrumentos musicais, inclusive na parte filarmônica. Os músicos Jaejero e Jarbas Leite vão coordenar estes setores musicais.

Confira a reportagem completa do Zona 10





Conheça mais sobre o homenageado


José Benedito de Araújo – conhecido como Lamparina, nasceu em Garanhuns-PE, no dia 13 de maio de 1938 – 83 anos. Filho de Isaura Maria de Araújo, doméstica e de José Apolonio de Araújo, motorista.

Estudou no colégio Santa Rosa, onde tocou seu primeiro instrumento – caixa de guerra – desde pequeno a música e os instrumentos era sua grande paixão, tocava em canecos, copos em casa, o segundo instrumento que aprendeu a tocar foi corneta, mesmo sendo jovem iniciou sua carreira como instrutor na companhia de comunicação do exército, na sua cidade natal, foi instrutor de música no colégio 15 de novembro, onde concluiu seu ensino médio.

Em 1964 mudou para União dos Palmares/AL, como instrutor de música da banda marcial do Colégio Cenecista Santa Maria Madalena, que ministrou por 4 anos.

No ano de 1965 ingressou na Polícia Militar, onde fez o curso de maestro na Escola Técnica Federal de Alagoas, no Quartel Geral serviu por 35 anos como sub maestro.

Como Sargento Araújo, servia a polícia e como Maestro Lamparina foi instrutor de mais de 70 colégios no Estado de Alagoas e de Pernambuco, dando ênfase ao Colégio São José de Dois Riachos e Palmeira dos Índios, que ministrou aula a grande jogadora da Seleção Brasileira Marta e ao Ginásio Municipal Mário Gomes de Barros, em União dos Palmares/AL, onde construiu uma grande história como Maestro e corneteiro nesta urbe.