Notícias
IPI para jogos eletrônicos é reduzido pela terceira vez
Medida editada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, busca incentivar o desenvolvimento do segmento no país

Menos impostos para um ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo: os jogos eletrônicos. A redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre jogos eletrônicos e acessórios está em um decreto publicado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quarta-feira (11), para incentivar o desenvolvimento do segmento no país. (https://www.in.gov.br/en/web/d... é a terceira redução do imposto para o setor em dois anos.
Para consoles e máquinas de jogos de vídeo, as alíquotas do IPI caem de 30% para 20%. Já as partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo em que as imagens são reproduzidas numa tela, o imposto reduz de 22% para 12%. Para jogos de vídeo com tela incorporada e suas partes, o IPI que era de 6% será zerado.
Antes dessas reduções, o IPI de consoles e máquinas de jogos de vídeo era de 50%, das partes e acessórios dos consoles chegava a 40% e das máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada atingia 20%, segundo informações da Secretaria-Geral.
O governo acredita que essas medidas vão ajudar no crescimento do setor. “Sabemos que a indústria de game não para de crescer e o mercado de jogos está em expansão. No Brasil essa realidade não é diferente, o que representa crescimento com variedade e qualidade, gerando emprego”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC) da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Jorge Lima.
Segundo ele, o segmento industrial de games está em constante ascensão. “O país ocupa este ano a 12ª posição na lista dos maiores mercados de games do mundo, de acordo com dados da NewZoo. A consultoria ainda detectou que os usuários de jogos somam 34 milhões no Brasil, destes 56 investem dinheiro em game. É uma indústria que movimenta milhões e que pode alavancar a economia do país”, avaliou.
A notícia da redução do imposto animou o servidor público Sergio Soares da Silva, que mora em Brasília. Os games são o passatempo favorito dos três filhos dele e já está fazendo uma poupança para comprar um aparelho novo. “Videogame virou uma cultura nacional. O Brasil está entre os maiores consumidores dessa categoria e mais do que diversão, o videogame ajuda as crianças a desenvolver o raciocínio lógico, a concentração. Então, é uma notícia muito boa e com certeza vai ajudar bastante os brasileiros a adquirir o seu console, a comprar o seu game e se divertir", afirmou o servidor.
Com as deduções, a União deixa de arrecadar cerca de R$ 82,9 milhões em 2021. Para o ano que vem, a previsão é reduzir R$ 119,5 milhões na arrecadação de IPI no setor de jogos eletrônicos. Por se tratar de decreto, a medida entrou em vigor imediatamente.

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
7Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Terry Crews é Reconhecido pela Revista People como "Pessoa Menos Odiada do Mundo"
