Notícias
Alagoas permanece na fase amarela por 15 dias
Medidas de segurança e flexibilização continuam valendo até 22 de agosto
O decreto de distanciamento social controlado que colocou Alagoas na fase amarela foi prorrogado por mais 15 dias pelo governador, Renan Filho. Sendo assim, as medidas para conter o avanço do novo coronavírus que foram colocadas pelo decreto passado serão mantidas e começam a valer a partir das 00h dessa sexta-feira (6) e vão até o dia 22 de agosto.
"Pessoal, prorroguei o decreto por mais 15 dias. As atuais medidas para conter o coronavírus no nosso estado precisam ser mantidas para continuar reduzindo as mortes e ocupação de leitos de UTI. Vamos em frente, fazendo cada um a sua parte! Aos poucos, retornaremos ao normal", publicou o governador.
Apesar da fase amarela flexibilizar o funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais, o setor de eventos, o primeiro a ser afetado pelas restrições de distanciamento, continua sem mudanças significativas. Alagoas permaneceu até o dia 9 de julho na fase laranja, onde cinemas e teatros puderam ser reabertos, sem contar na ampliação no horário de funcionamento de bares e restaurantes ao finais de semana. No dia 22 do mesmo mês houve o avanço para atual fase amarela.
A fase amarela suspende o limite de horário do funcionamento de centros comerciais e lojas do Centro de shoppings e também a restrição de circulação, que proibia saídas em um horário específico para atividades não essenciais.
A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19 nos hospitais da rede SUS, segue com baixos índices em Alagoas. Segundo o boletim de ocupação diária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desta quinta-feira (5), a taxa é de 27%.
O aumento da vacinação por faixa etária tem contribuído para o controle da pandemia em Alagoas, em União dos Palmares segue avançando com a vacinação de pessoas com 22+. A taxa de ocupação do Hospital Regional da Mata (HRM), segue com apenas 7% dos leitos não estão vagos, esse número se tornar ainda mais expressivo quando levamos em consideração que o HRM atende os 11 municípios que compõem a 3ª Região de Saúde.