Notícias

Ocupação de leitos para Covid-19 no Hospital Regional da Mata é de 7%, a menor em meses

Ocupação hospitalar para casos exclusivos de Covid-19 já chegou aos 90% no hospital que atende a 3º região de saúde em Alagoas

Por Redação 04/08/2021 11h11
Ocupação de leitos para Covid-19 no Hospital Regional da Mata é de 7%, a menor em meses
A unidade fica localizada em União dos Palmares - Foto: Foto: Márcio Ferreira - G1 Alagoas

O Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, registra o menor índice em meses de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covi-19, apenas 7% dos leitos não estão vagos, de acordo com as informações da assessoria do hospital. O HRM é o um aparelho de saúde pública do Governo de Alagoas que atende os 11 municípios que compõem a 3ª Região de Saúde.

Funcionando desde 20 de outubro de 2020, na capital da Zona da Mata Alagoana, a estrutura construída pelo Governo do Estado como referência para atender os mais de 265 mil habitantes da região de Saúde, que compreende União dos Palmares, Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Jundiá, Ibateguara, Murici, Novo Lino, São José da Laje e Santana do Mundaú, hoje registra apenas 1 internamento por Covid-19 e já chegou a 90% de ocupação hospitalar pelo vírus, por volta do mês de março.

“O HRM segue prestando com maestria toda assistência médica necessária e salvando inúmeras vidas da Covid-19, mas a gente precisa entender que mesmo com este cenário de queda nas hospitalizações, a recomendação para que a população mantenha os cuidados relacionados ao combate à pandemia, respeitando o distanciamento social, utilizando máscara e higienizando as mãos permanece como alerta forte”, enfatiza Marcele Gomes, Diretora Geral do HRM.

O HRM dispõe de 30 leitos de UTI, 27 na enfermaria cirúrgica, 18 leitos na obstetrícia e dez na pediatria, além de sete leitos na recuperação anestésica, divididos entre as quatro salas do centro cirúrgico.


Redução na ocupação de leitos em Alagoas


A Rede Hospitalar Pública de Alagoas registrou, nessa terça-feira (3), uma ocupação de 26% dos leitos de UTI, o que representa a menor taxa dos últimos dez meses. Índice inferior a este patamar foi verificado, apenas, no dia 4 de outubro do ano passado, quando a taxa esteve em 24%. Mesmo com este cenário de queda nas hospitalizações, a recomendação das autoridades sanitárias é que a população mantenha os cuidados relacionados ao combate à pandemia, respeitando o distanciamento social, utilizando máscara e higienizando as mãos.