Notícias

Governo e municípios assinam nova pactuação do Escola 10

No evento, o governador Renan Filho fez o lançamento do programa “Vem Que Dá Tempo”, com intenção de elevar a escolaridade de jovens e adultos.

Por Redação 02/08/2021 13h01 - Atualizado em 02/08/2021 16h04
Governo e municípios assinam nova pactuação do Escola 10
Evento de pactuação do Escola 10 - Foto: Zona10

O Governo de Alagoas realizou o evento de pactuação do programa Escola 10 na manhã desta segunda-feira (02), reunindo os dirigentes e prefeitos dos 102 municípios do estado numa cerimônia semipresencial no Palácio República dos Palmares, contanto com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

O grande destaque da manhã foi o anúncio do programa "Vem Que Dá Tempo", com um aporte inicial de 120 milhões de reais, que irá possibilitar a certificação de conclusão do ensino fundamental de pessoas maiores de 18 anos por meio de provas do Supletivo Online, atrelando a progressão do ensino juntamente ao EJA Modular.

“Neste sistema de EJA Modular teremos quatro módulos, cada um com duração de 50 dias e duração total de 200 dias. O aluno cursa um módulo, e, assim que concluí-lo, ingressa no outro. Dessa forma, você conclui a EJA Médio bem mais rápido que no modelo tradicional. Já aplicamos essa modalidade na Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca, e no CEJA 13 de Outubro, em Viçosa. A aceitação foi muito grande. Não tivemos nenhuma desistência”, explica Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc.

Para fortalecer o programa, o Governo Estadual entrará com recursos financeiros de incentivo aos profissionais que fizerem parte do programa, assim como também disponibilizará bolsas aos estudantes que ingressarem na modalidade. Ao todo, serão investidos 84 milhões para a permanência dos alunos, e 36 milhões para os professores envolvidos no programa.

Com foco em garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da rede pública, o programa Escola 10 também atua na melhoria dos índices educacionais de todo estado. No evento, o Governo Estadual firma um compromisso com os municípios para promover ações voltadas para a alfabetização na idade certa, e também na diminuição do analfabetismo.