Notícias

Instituto Igoarias lança mais um projeto social e prepara sua sede

O “Horticuide” irá criar horta comunitária e levar capacitação além de suporte para a criação de hortas domésticas

Por Paulo Canuto com Redação 25/07/2021 18h06 - Atualizado em 26/07/2021 08h08
Instituto Igoarias lança mais um projeto social e prepara sua sede
Projeto Hortecuide - Foto: Reprodução: Instituto Igoarias

O Instituto Igoarias, um instituto que visa o desenvolvimento social e humano, projeto que já realizou algumas ações na comunidade palmarina, lança mais uma ação que vai beneficiar diretamente diversas famílias de União dos Palmares que é a “HortiCuide”, que vai criar uma horta comunitária, na fazenda Sementeira, além de capacitar e dar suporte para a população que tenham ou queira criar uma horta em casa.

Todo o trabalho desenvolvido pelo instituto é voluntário. Na fazenda Sementeira, foi doado um terreno para que o projeto fosse viabilizado. Serão plantadas hortaliças, macaxeira, milho, cenoura e outros plantios, que serão utilizadas num sopão que será distribuído todas às sextas-feiras para a comunidade carente.

Além do sopão, a colheita proveniente da horta será distribuída para pessoas que se encontrem em situação de pobreza, assim como também serão oferecidas oficinas para capacitar pessoas que queiram montar uma horta em casa, além de fazer a compostagem.

O idealizador e fundador do Instituto, Igor Monteiro, explica que tudo será ofertado de forma gratuita para as pessoas “caso a pessoa tenha um espaço na sua casa e queira plantar mas não sabe como, ela vai poder entrar em contato conosco, marcaremos um dia e nós mandaremos um profissional, com as sementes para ajudar na criação da horta e capacitar a pessoa para que ela possa cuidar, a horta ficará pronta, sem que a pessoa fique em dívida com o instituto quanto a doação para nossa sopa ou distribuição nas comunidades, isso ficará a critério dela” explica Igor.


Nesse último sábado (24) foi o dia da preparação do terreno, recebido através de doação, que irá receber a horta comunitária, limpeza de mato e preparação da terra para poder começar o plantio. Está não é a primeira ação do Instituto Igoarias, que no inicio do mês de abril desse ano distribuíram cerca de 200 mascaras de proteção e também álcool 70% por diversos pontos da cidade. No mesmo mês foram distribuídos mais de 900 kits com roupas e brinquedos para moradores do bairro da Várzea Grande.


A “Bibliogeladeira” também é outro projeto, que consiste em geladeiras em desuso que foram doadas e transformadas em bibliotecas ao ar livre. Já foram mais de 700 livros doados para esse projeto que leva mais cultura e aprendizado para a população. A primeira foi instalada no dia 1º de junho, e está localizada no coreto da Praça Padre Cícero.



O Instituto

O instituto Igoarias reúne uma gama extensa de profissionais voluntários das mais diversas áreas, que estão engajados em realizar projetos para atender a população em situação de vulnerabilidade social. São psicólogos, advogados, nutricionistas, técnicos agrícolas, professores de educação infantil, jiu-jitsu, violão, fisioterapeutas, assistente social e outros.


De acordo com Igor foi observando a realidade de algumas famílias que nasceu a ideia do instituto “O instituto nasceu de uma inquietação de profissionais de diversas áreas, com o momento em que esta cidade está passando, do descaso com a comunidade carente. Nós temos a concepção de que podemos contribuir dando um norte principalmente as crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. Por isso nossos projetos são voltados para a família, não só para as crianças especificamente, mas queremos acolher a família, a criança e seus responsável legal, com aulas de diversas modalidades, mas também com atendimentos de saúde”.

Além do projeto da horta, o Instituto Igoarias está arrecadando alimentos não perecíveis e roupas para fazer um mutirão de doações em comunidades carentes de União. A sede está em fase de finalização, passando por algumas reformas para poder abrir suas portas e iniciar os atendimentos e aulas que estão previstas.


Para mais informações sobre os projetos, e fazer doações e só entrar em contato através dos números 82 9 9167-4998 ou (82) 9 9834-3490.