Notícias

Da enchente à pandemia: Kil de Freitas reavalia trajetória, anuncia arsenal de obras e diz ter virado o jogo à frente de União

Por Redação 23/07/2021 08h08 - Atualizado em 24/07/2021 08h08
Da enchente à pandemia: Kil de Freitas reavalia trajetória, anuncia arsenal de obras e diz ter virado o jogo à frente de União
Prefeito Kil de Freitas em entrevista ao Zona 10 - Foto: Portal Zona 10

Seu timbre de voz calmo e personalidade aparentemente pacífica não revelam de primeira que os vários anos de estrada na vida pública encontraram inúmeros problemas pelo caminho. Quando escolheu ingressar na política de União dos Palmares, município considerado a capital da Zona da Mata Alagoana, o advogado Areski Damara de Omena Freitas Junior, popularmente Kil (MDB), começou sua jornada como vice-prefeito, depois foi Secretário de Educação e assumiu o mandato de prefeito pela primeira vez com o falecimento do então prefeito Zé Pedrosa (1953 – 2008).

Não demorou a emplacar nas urnas o mandato seguinte com expressivo apoio da população. Com um mandato marcado por significativas ações, mas também pelas dificuldades impostas pelos fenômenos naturais e sociais de uma enchente e o fechamento do principal eixo de renda local, a usina Laginha, o que devastou socialmente e economicamente União, Kil foi reeleito em 2016 para o terceiro mandato, após a conturbada gestão do médico Beto Baía.

Em entrevista concedida ao portal Zona10, o prefeito Palmarino conta que foi difícil assumir União em 2016 com o estado administrativo em que se encontrava a cidade naquele momento, que teve muitas dificuldades e sentiu na avaliação popular de seu primeiro ano à frente do segundo mandato os impactos do “caos administrativo” que herdou, como ele mesmo define nas suas palavras. Mas avalia que conseguiu dar a volta por cima depois de muitos obstáculos, fez planejamento, reavaliou erros e colocou a casa em ordem, não só revertendo a imagem da cidade que por muito tempo foi manchete de meses de salário atrasado ao servidor, como também conquistando em sua última gestão obras estruturais há muito esperadas e necessitadas por União, entre pavimentações, a estruturação da saúde pública, o resgate de programas sociais, o acesso à Serra da Barriga, o Hospital Regional da Mata e outras que lhe garantiram sua segunda reeleição.


O homem certo nas horas incertas
Prefeito em dois momentos extremamente críticos, a enchente de 2010 e a pandemia que enfrentamos desde 2020, Kil de Freitas diz que espera ter sido “escolhido” por Deus por experiência e comprometimento e não por “martírio”, brinca o gestor. Para ele, cuidar de União é quase uma experiência divina, mas também afetiva, “União, pra mim, é tudo”, expressa ele ao acrescentar também que seu apesar do seu dever com a vida pública ter o feito abdicar do tempo de estar com a família, seu tempo livre é prioridade para ela.


O ritmo vai acelerar ainda mais
Animado com o novo mandato, Kil adiantou para nós que União se prepara para receber muitas obras e investimentos nos próximos meses, “é um arsenal de obras que está por vir, um investimento de mais de 150 milhões para União nos próximos meses”, atribui o prefeito a sua boa capacidade de diálogo e articulação política. Entre os apoios, destaca o do governador e companheiro de partido Renan Filho.


Confira a entrevista completa. Com vocês, Kil de Freitas abrindo o Zona 10 Entrevistas.