Notícias
Alagoas avança para fase amarela e flexibiliza atividades do comércio e outros serviços
Novo decreto amplia horário de funcionamento de bares e restaurantes e ainda prevê restrições para setor de eventos.
Um novo decreto de distanciamento social controlado, que passa a valer a partir de sexta-feira (23) em Alagoas, coloca todos os municípios do estado na fase amarela do distanciamento social controlado e flexibiliza o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais. O estado entrou na fase laranja no dia 9 deste mês, quando foi permitida a reabertura de cinemas, ampliação do horário de bares e restaurantes aos fins de semana e autorizada, ainda com algumas restrições, a retomada de eventos.
O novo decreto permite o funcionamento de centros comerciais, comércio, shopping e lojas do gênero em horário normal. Os bares e restaurantes podem funcionar de 5h às 24h. Após esses horários é permitido o funcionamento somente por delivery e no esquema 'pegue & leve'.
A flexibilização acontece em um momento em que houve uma redução na taxa de mortes pela Covid-19 (média móvel é de -13%) e na ocupação dos leitos de UTI Covid, que no estado está em 49%, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), divulgado na quarta-feira (21). Em Maceió, a ocupação é de 40%.
Durante a última mudança de fase, apesar de a taxa de ocupação de UTI já estava em queda, mas o interior do estado marcava índices altos. No entanto, no último boletim, apenas três municípios ainda registram alta na ocupação: Palmeira dos Índios (90%), Coruripe (87%) e Arapiraca (71%).
O aumento da vacinação por faixa etária tem contribuído para o controle da pandemia em Alagoas. Maceió vacina pessoas a partir de 33 anos sem comorbidades, além dos bancários com 18 anos ou mais.