Notícias

Alfredo Gaspar descarta pretensões atuais de voltar às eleições e critica gestões anteriores na segurança

Secretário de Segurança Pública de Alagoas concede entrevista exclusiva ao portal Zona 10

Por Redação 21/07/2021 10h10 - Atualizado em 21/07/2021 12h12
Alfredo Gaspar descarta pretensões atuais de voltar às eleições e critica gestões anteriores na segurança
Alfredo Gaspar, Secretário de Segurança Pública de Alagoas - Foto: Zona 10

Em entrevista concedida ao portal Zona 10, o Secretário de Segurança Pública do estado de Alagoas, o ex-promotor público de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça descartou, pelos menos por ora, ter projetos para voltar às disputas eleitorais. “Não traço objetivos a longo prazo, meu objetivo, no momento, é cuidar da segurança pública como eu cuido da minha casa, entregando resultados e diminuindo a criminalidade”, frisou.

Ao mesmo tempo que, para o futuro, o secretário deixou as possibilidades abertas ao afirmar que “Deus reserva a todos nós aquilo que está programado”.

Alfredo concorreu à Prefeitura de Maceió na eleição municipal de 2020 e perdeu no segundo turno para o então deputado federal JHC (PSB), que teve 58,64% dos votos válidos, no total de 222.147 votos, contra os 156.704 eleitores, 41,36% dos votos, do ex-promotor público.


REDUÇÃO NOS ÍNDICES DE HOMICÍDIO


Alfredo enalteceu o governo Renan Filho (MDB) como exemplo nacional na Segurança Pública e atribui ao mesmo mais de 60% de redução nos índices de homicídio se comparado às gestões anteriores, nas quais, segundo o mesmo, Alagoas era visualizada como referência negativa no enfrentamento à violência. “Está sendo entregue à Alagoas uma nova segurança, mas que precisa ser cuidada e cada vez mais incentivada para a gente não voltar a um passado recente, que Alagoas era o estado mais violento do Brasil e tinha a capital mais violenta também, durante dez anos. Hoje a gente tem a capital e o estado que mais reduzem violência”, enfatiza o gestor.

Para ele, o êxito do atual governo se deve ao trabalho integrado de todos os profissionais da segurança pública com operações frequentes e aos investimentos do governo em concursos públicos e aquisição de veículos blindados, novos armamentos, aeronaves e a construção de centros integrados.

A atuação de Alagoas no combate aos homicídios foi a pauta de Alfredo no balanço do primeiro semestre da pasta em 2021, ele destacou que o estado vem registrando evolução constante nesta área de atuação nos últimos cinco meses, com a redução de 20% no número de assassinatos. Em Maceió, no último mês de junho, o secretário cita que há o melhor resultado visto na capital há mais de uma década.


COMBATE À PANDEMIA


Quando o assunto é a pandemia do novo coronavírus e a trajetória da segurança na fiscalização de irregularidades nos protocolos sanitários, Alfredo diz que tem orientado os agentes de segurança a não ir pelo papel de repreensão, mas sim de “orientação”, e esta tem sido a forma de trabalhar com a população alagoana no combate ao vírus.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA