Notícias

Marco na saúde pública de Alagoas, Hospital Regional da Mata realizou mais de 100 mil exames só em 2021

Por Redação

Por Assessoria com Redação 21/07/2021 08h08 - Atualizado em 21/07/2021 09h09
Marco na saúde pública de Alagoas, Hospital Regional da Mata realizou mais de 100 mil exames só em 2021
Hospital da Região da Mata - Foto: Zona10

O ZONA10 inicia sua trajetória no jornalismo online com uma série de reportagens sobre o Hospital Regional da Mata (HRM), que representa o maior investimento em saúde pública para os 11 municípios que compõem a 3ª Região de Saúde.

Funcionando desde 20 de outubro de 2020, em União dos Palmares, a capital da região, a estrutura construída pelo Governo do Estado é a referência para atender os mais de 265 mil habitantes da região de Saúde, que compreende União dos Palmares, Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Jundiá, Ibateguara, Murici, Novo Lino, São José da Laje e Santana do Mundaú. “Desde a primeira gestão do governador Renan Filho que a meta foi descentralizar os serviços de saúde da capital. Para isso, foram estabelecidas metas e, após muito trabalho dos técnicos da Sesau e do maior investimento financeiro de todos os tempos na saúde pública, o planejamento se torna realidade. A prova são os Hospitais da Mulher e Metropolitano, em Maceió, e o Regional do Norte em Porto Calvo, que já estão em pleno funcionamento. Agora, com a abertura da nova unidade em União dos Palmares, mais uma etapa da regionalização da saúde em Alagoas se concretiza”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Divisor de águas
Erguido com investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 32,3 milhões, o HRM dispõe de área de urgência e emergência, unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e assistência ambulatorial. Conforme o perfil assistencial, o centro de diagnóstico conta com um laboratório funcionando 24 horas, além do serviço de tomografia computadorizada, raios-x e ultrassonografia abdominal total. Com relação ao ambulatório, os usuários dispões de atendimento especializado nas áreas de clínica médica, ginecologia, cirurgia geral e vascular.
Para assegurar assistência ágil e qualificada, o HRM dispõe de 30 leitos de UTI, 27 na enfermaria cirúrgica, 18 leitos na obstetrícia e dez na pediatria, além de sete leitos na recuperação anestésica, divididos entre as quatro salas do centro cirúrgico. “Essa região era muito carente de atendimento médico e viveu, sucessivamente, com promessas feitas aqui sem nunca se realizarem. Nós realizamos esse sonho antigo que significar melhoria da qualidade de vida, redução da mortalidade infantil, atendimento com eficiência aos idosos e ampliação da expectativa de vida da população. Além de viver mais, as pessoas daqui terão anos mais produtivos com menos adoecimento", declarou o governador Renan Filho.



Números impressionantes
Nesta primeira reportagem o ZONA10 divulga, com exclusividade, os números dos exames laboratoriais realizados nos 9 meses de funcionamento. Com informações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e confirmados por Marcelle Gomes, diretora Geral do HRM,118.974 pacientes foram beneficiados, sendo que só neste ano foram 102.298 exames. “Quando o governador anunciou que a saúde seria um marco em sua administração e que a meta era construir hospitais fiz questão e batalhei muito para que o nosso hospital fosse um dos primeiros. Como o governador disse essa região era carente e o São Vicente já não atendia a demanda. Graças a Deus ele nos atendeu e a realidade mudou”, vibra o prefeito Kil Freitas.