Notícias
Em União, presidente do Sindicato desmente informação sobre acusações contra a saúde

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares (SINTPMUP), Olivânio Tita, se pronunciou contrário às informações publicadas na segunda-feira, 19, pelo portal BR-104, afirmando que partiu do Sindicato a denúncia de que a Secretaria Municipal de Saúde “não pagou gratificação aos servidores”.
Nos grupos de WhatsApp locais circula um áudio de Tita falando que a matéria “não partiu do SINTPMUP” e que as informações foram “distorcidas” da maneira que foi repercutida a manchete. Confira um trecho do áudio transcrito: “Essa matéria que está sendo veiculada no BR-104, sobre a Secretaria de Saúde, não partiu do sindicato. A direção do sindicato não fez essa matéria. Essa matéria está distorcida da forma que ela foi feita a manchete”, disse Tita, se comprometendo a procurar o portal para solicitar retratação e pedindo a população que “desconsidere” a matéria, colocando ainda que a direção do SINTPMUP não foi ouvida pelo BR-104 antes da publicação do texto.
A pauta trata do recurso correspondente ao programa federal Previne Brasil, ferramenta de incentivo os municípios a melhorarem seus indicadores na saúde pública, cuja aplicação do dinheiro é de autonomia do município.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde também desmente portal
Ao programa Tribuna Livre, da Quilombo FM, a Dra. Maria Socorro Cavalcante, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, também se manifestou em defesa da Secretaria Municipal de Saúde, também afirmando se tratar de um equívoco de informações a matéria em questão.
Segundo a Presidente, as unidades de saúde de atuação dos servidores não haviam batido ainda os indicadores acordados com o Conselho e a Secretaria para ter acesso ao recurso o Previne, e a Secretaria tem autonomia na aplicação do recurso e pode aplicar em qualquer área da saúde, mas foi decisão do município aprovada pelo Conselho destinar 50% deste como gratificação aos servidores, desde que eles cumpram 7 (sete) indicadores estabelecidos na saúde.
“Geany aplica esse dinheiro na saúde onde ela achar que está sendo necessário, todo mundo do Conselho, o plenário do Conselho entendeu e ficou tudo entendido. Não é um recurso obrigatório para pagar funcionário nem de gratificação, mas a gestão de boa vontade é que fez isso”, afirma a Presidente em um trecho de sua declaração.
Secretária de Saúde esclarece
Procurada pelo ZONA10, a Secretária de Saúde Geany Vergeth foi de caminho à declaração da Presidente do Conselho e explicou que, de forma democrática e aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, foi elaborada pela Prefeitura uma resolução de valorização ao servidor público, dividindo 50% do recurso para investimentos na área da saúde e 50% para os profissionais, desde que atinjam os sete indicadores necessários. “A partir deles, o gestor tem segurança na avaliação de atividades e mais agilidade para empreender os eventuais ajustes que se fizerem necessários”, destacou a secretária.
Ela também afirmou que dos 102 municípios de Alagoas, só 28 fazem a divisão para o servidor público e União dos Palmares é um deles. Ou seja: a “gratificação” que o veículo de imprensa se refere e faz uso como instrumento de acusação contra a secretaria é correspondente ao programa de incentivo que a secretária Geany Vergeth explicou. “O recurso não foi liberado ainda devido ao fato dos indicadores não terem sido alcançados ainda e é de conhecimento amplo tanto do Conselho Municipal de Saúde, quanto do SINTPMUP, disse Geany.

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
3Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Na tribo Bodi, localizada na Etiópia, os homens mais desejáveis e atraentes são os que têm a maior barriga.
