Esportes
Verstappen conquista tri em temporada com vários recordes na Fórmula 1; veja números
Enfim concretizado neste sábado após a corrida sprint do GP do Catar, o tricampeonato de Max Verstappen consolida uma das temporadas mais dominantes da história da F1 e, por que não, a mais hegemônica da carreira do holandês de apenas 26 anos. Os números não mentem: o piloto da RBR conquistou mais uma taça após superar alguns recordes e estabelecer marcas importantes, além de se igualar a ídolos como Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna.
1. Maior número de vitórias consecutivas num ano
Estabelecida por Sebastian Vettel com nove vitórias em 2013, a marca de triunfos sucessivos numa temporada só foi superada no GP da Itália deste ano por Verstappen. Para isso, o holandês chegou em primeiro lugar em todas as corridas desde o GP de Miami, em maio, até a prova no Autódromo de Monza, em setembro.
Vale destacar que nesta sequência de dez vitórias, Max também largou fora da pole position algumas vezes: em Miami, foi nono colocado no grid de largada; na Hungria, largou em segundo lugar e depois, na Bélgica, em sexto. E depois da pole position no quintal de casa na Holanda, Verstappen triunfou na Itália após partir em segundo e 15 voltas de um intenso duelo com Carlos Sainz, da Ferrari.
2. Quinto maior vencedor da história
O GP do Catar ainda não começou, mas os 48 triunfos já obtidos por Verstappen desde o GP da Espanha de 2016, seu primeiro, até a corrida no Japão há duas semanas, o fazem figurar entre os cinco maiores vencedores da F1. Ele está a apenas três triunfos de igualar as 51 vitórias do tetracampeão Alain Prost, o quarto maior detentor de vitórias nas sete décadas da categoria.
3. Segundo tri consecutivo da história
Até então, dos nove pilotos com três ou mais títulos na F1, apenas um deles conquistou seus três primeiros de forma consecutiva: Sebastian Vettel, em 2010, 2011 e 2012 (tetra em 2013). Hoje, Verstappen se junta ao alemão ao garantir seu tri de forma sucessiva, em uma sequência iniciada em 2021 no GP de Abu Dhabi, com manobra na última volta sobre Lewis Hamilton, e completada em 2022 e 2023.
4. Segundo tri mais jovem da história
Verstappen foi o piloto mais jovem a estrear na F1 aos 17 anos e 166 dias, em 2015, e agora se torna o segundo tricampeão mais jovem da categoria oito anos depois, aos 26 e sete dias. O mais novo a conquistar tal feito ainda é Vettel, em 2012, tricampeão quando tinha 25 anos, quatro meses e 22 dias.
Max, que completou mais um ano de vida no último dia 30 de setembro, não conseguiu superar o tetracampeão nessa; ainda assim, reforçou neste sábado seu status como prodígio da F1.
5. Campeão com a maior vantagem da história
Em números brutos, quem foi o campeão mais dominante da história da F1? Nem Lewis Hamilton, nem Michael Schumacher, nem Ayrton Senna, nem Sebastian Vettel. Esta marca agora pertence a Verstappen, que pôs as duas mãos na taça do Mundial com 184 pontos a mais que o vice-líder do campeonato, Sergio Pérez. O resultado superou o recorde estabelecido em 2013 por Vettel, tetracampeão com 155 pontos sobre Fernando Alonso na ocasião.