Esportes
Zumbi e Penedense começam a decidir 2ª Divisão no Estádio Rei Pelé
Pantera e Alvirrubro disputam primeira parte da batalha com o sonho de retornar para a elite do futebol alagoano
A 2ª Divisão do Campeonato Alagoano chegou aos finalmente. Nesta quarta-feira (9), no Estádio Rei Pelé, Zumbi e Penedense entram no campo de batalha, para disputar a partida de ida da grande final. A bola rola às 15 horas.
De um lado, o Jacaré tenta encerrar uma sequência de sete anos fora da 1ª Divisão. O Penedense é o clube mais antigo de Alagoas e um dos que tem mais presença na elite. Já o Pantera vive um hiato de 24 anos sem disputar a elite, a última foi em 1999. Além disso, o clube alviverde quer afastar o estigma de perder finais da Segundinha.
Lembrando que, nos jogos da final, não há vantagem de resultados iguais. Qualquer empate no agregado levará à decisão para os pênaltis. Apenas o campeão sobe para a 1ª Divisão.
Cenário
A campanha das duas equipes é invejável, apesar do sufoco nas semifinais. O Zumbi passou da primeira fase em segundo lugar, com uma defesa sólida. No mata-mata, segurou o CEO, com dois empates por 0x0. E como possuía a vantagem dos resultados iguais, o Pantera chega à sua quinta final nos últimos sete anos.
O Penedense ficou um tempo licenciado, alcançou as semis de 2022, mas conseguiu um belo trabalho nesta temporada. Com forte investimento, o clube centenário liderou a fase de classificação e eliminou o Dimensão Saúde na semifinal, vencendo a ida por 1x0 e perdendo a volta pelo mesmo placar.
ZUMBI
O Pantera Verde é figura carimbada nas disputas da Segundinha, mas nada faria a diretoria mais feliz do que a saída da divisão, rumo à elite, pela primeira vez neste século.
Pensando no acesso, o Zumbi contratou muito na reta final do torneio. Aproveitando a eliminação do Cruzeiro de Arapiraca na Série D, o clube fechou os empréstimos de Jair Amaral, Batata e Alex. Além disso, também trouxe o atacante Jú Alagoano. Quem volta é Bruno Bacco, que estava suspenso.
Comandado pelo experiente Elenilson Santos, o Zumbi tem uma boa estrutura tática montada. No gol, o time vive a expectativa pelo retorno de Diogo. Já no ataque, Alex Pernambucano não vem atuando e sua presença ainda é dúvida. O Zumbi deve jogar com: Diogo; Kayllan (Renato), Gabriel Santos, Alex e Kawã (Wesley Lima); Jair Amaral, Batata e Palhinha; Pedrinho, Nino Rocha e Pedrinho.
PENEDENSE
Líder da primeira fase com certa folga, o Penedense está recebendo um forte investimento da cidade nesta temporada. Tanto que até o Estádio Alfredo Leahy passou por reformas estruturais.
Com o técnico Jaelson Marcelino no comando, a expectativa por um acesso é muito grande. Inclusive, o treinador tem o retorno de Joanderson, que estava suspenso. Porém, o provável é que o atacante fique apenas no banco de reservas.
O planejamento está encaixado, tanto que a equipe está em Maceió desde essa terça-feira (8). Porém, não se sabe se o meia Bruno Tesouro está com a delegação, após se recuperar no DM. O Penedense deve jogar com: Alexandre; Ailton, Ramon, Marcelo Santos e Pedro Henrique; Buga, Sorin e Dakson; Jefinho, Xilú e Darlisson.
Arbitragem
O árbitro será José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (CBF/AL). Os bandeirinhas serão Widcir Santana de Oliveira (CBF/AL) e Antonio Ibiapina Alvarenga (CBF/AL). Já o quarto árbitro será João Pedro da Silva Braga (CBF/AL).