Esportes

Jogador do CSA denuncia ter sido vítima de injúria racial na Série C: "Vai logo, macaco!"

Por TNH1 08/05/2023 09h09
Jogador do CSA denuncia ter sido vítima de injúria racial na Série C: 'Vai logo, macaco!'
Morgana Oliveira - Foto: Ascom CSA

Um jogador do CSA denunciou ter sido vítima de injúria racial durante a partida contra o Ypiranga, no Estádio Colosso da Lagoa, no Rio Grande do Sul, nesse domingo, 07, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série C. O casal suspeito foi identificado ainda nas arquibancadas e detido pela Polícia Militar. A mulher foi apontada como a autora da agressão verbal contra o atleta Tomas Bastos, ainda na primeira etapa do duelo.

Segundo a súmula preenchida pelo árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne (CBF/SC), o jogo foi interrompido aos 37 minutos do tempo inicial depois de o jogador Tomas Bastos procurá-lo em campo para comunicar sobre as ofensas vindas das arquibancadas. De acordo com Bastos, ao ir em direção a linha lateral para buscar a bola, a torcedora proferiu as seguintes palavras: "vai logo, macaco!".

Diante da denúncia de injúria racial, o árbitro paralisou momentaneamente o duelo da Terceirona e comunicou o caso ao quarto árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn (CBF/RS). A Polícia Militar foi acionada e a mulher foi detida, assim como um homem que estava ao lado dela.

“Na metade do primeiro tempo, houve um tumulto nas arquibancadas do estádio, fazendo com que o árbitro chamasse o policiamento. A suspeita, segundo os policiais, era de caso de racismo. No intervalo da partida, um casal chegou…”, mostra trecho da súmula.

Ainda sobre o que foi apurado, houve o registro do Boletim de Ocorrência e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O CSA ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso até a publicação desta matéria. Assim como o clube, a Federação Alagoana de Futebol também não se manifestou. A matéria será atualizada se houver pronunciamento.

Ypiranga 1 x 1 CSA - Dentro de campo, os times ficaram no empate em 1 a 1. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo, com Tomas Bastos, de falta para o CSA, ainda aos seis minutos, e Erick, para o Ypiranga, deixou tudo igual, oito minutos depois.












*TNH1




Com o resultado, o Azulão somou o primeiro ponto e ficou na 14ª colocação. Já o Ypiranga é o segundo colocado na Série C com quatro pontos.