Gisele Ferrer

Terapeuta/Mentora♀️
 Lapidando a Autoestima de Mulheres Incríveis

Saúde Mental e Gerenciamento de Stress no Trabalho

20/11/2024 10h10
Saúde Mental e Gerenciamento de Stress no Trabalho
Img - Foto: Reprodução

Muitas pessoas têm dificuldade em comunicar a sua própria sobrecarga aos seus superiores, colegas, amigos e familiares.

Muitas vezes existe o medo que dizer passar por muito estresse no trabalho seja interpretado como um sinal de fraqueza. No entanto, manter as coisas em segredo custa energia adicional às pessoas afetadas e impede que o apoio seja possível.

Outra razão é a interpretação incorreta dos sintomas de estresse, o local onde o estresse acontece é psicológico e o excesso de trabalho se manifesta como uma reclamação que pode variar de pessoa para pessoa.
Os sintomas típicos de estresse no trabalho são:

• Medos difusos
• Ataques de pânico
• Nervosismo
• Inquietação
• Humor depressivo
• Distúrbios do sono
• Problemas estomacais e intestinais
• Coração acelerado
• Palpitações
• Pressão alta
• Problemas nas costas e ombros
• Dor de cabeça
• Tensão no pescoço
• Queda de imunidade

Estresse persistente e síndrome de burnout

A Síndrome de Burnout descreve a sensação de esgotamento devido ao excesso de trabalho constante e ao estresse severo. Isso pode ocorrer com mais intensidade se também houver muito estresse na vida privada.
Através de uma gestão direcionada e eficaz do stress, a vida profissional pode tornar-se mais saudável e descontraída e o desenvolvimento da Síndrome de Burnout pode ser evitado.

Comunique-se

As tarefas no trabalho são muito difíceis? Demais? Muito estressante? Ou talvez muito chato? Uma discussão aberta sobre isto com o empregador pode permitir mudanças.
A abertura pode ajudar a garantir a prestação de serviços satisfatórios e, portanto, também do interesse do empregador.
Além dos argumentos sobre saúde, não há razão para esconder sentimentos a respeito. No curto prazo, o alívio inicial é geralmente alcançado simplesmente através da sua produção.

• Lidando com Colegas Difíceis

Algumas pessoas com quem é necessária colaboração podem ser estressores pessoais. Também aqui pode ajudar uma conversa em que você exponha de forma objetiva o que o incomoda ou o que pode ser melhorado.
Dessa forma, mal-entendidos também podem ser descobertos. No caso de problemas interpessoais sérios, trazer uma terceira pessoa neutra pode ser útil.

• Praticando dizer não

Algumas pessoas acham difícil dizer não aos pedidos de outras pessoas. É claro que o apoio espontâneo dos colegas em caso de doença é bom e agradável. Porém, se as tarefas de outra pessoa são constantemente assumidas, o que leva ao estresse para você ou ao fato de que suas próprias tarefas não podem mais ser concluídas, é importante aprender a dizer não. Sua própria saúde física e mental não deve ser arriscada para agradar aos outros. Pode ser difícil de aprender e pode ser feito como parte da psicoterapia com apoio.

• Ordem e Organização

A ordem e organização do trabalho pode facilitar o tratamento do estress. No final ou no início de um dia, pode ser criado um plano sobre o que acontecerá naquele dia.
Tarefas importantes podem ser priorizadas e focadas. Tarefas difíceis devem ser planejadas em momentos em que você é particularmente produtivo.

• Proporcione equilíbrio

Além de todas as atividades e tarefas do trabalho, também é importante fazer coisas que tragam alegria, aliviem o estresse e relaxem. É importante conhecer suas próprias preferências e opções de alívio.
Para alguns pode ser um banho relaxante, para outros uma refeição com entes queridos, para outros ainda uma caminhada.
Mesmo uma curta caminhada pode ajudar a reduzir o estresse e recuperar o equilíbrio mental. 

Para garantir que o tempo livre não provoque stress, é importante praticar passatempos de forma flexível e espontânea, de acordo com as suas próprias necessidades, e não planear de forma rígida e sob pressão de tempo.

Mesmo simples momentos de paz e sem fazer nada são importantes para se manter saudável física e mentalmente.

Procure um profissional

Às vezes, o estresse psicológico no trabalho pode se tornar tão estressante que é necessária ajuda externa e apoio profissional. Qualquer pessoa que já sofra de elevados níveis de stress e queixas não tem necessariamente forças para planear de forma independente medidas de mudança, analisar os factores de stress e experimentar estratégias por conta própria.
A psicoterapia pode quebrar a espiral negativa, oferecer um espaço protegido para preocupações, conflitos e sentimentos, pode oferecer apoio individual e ensinar estratégias que reduzam o estresse no local de trabalho.

Lembre-se:

Ter um sono adequado, atenção às suas emoções, uma vida saudável, fazer terapia, valorizar laços afetivos e treinar habilidades como comunicação, não se comparar com as vidas das redes sociais, entre outras atitudes, vai te ajudar nesse processo.

Você não precisa adoecer para procurar ajuda, você precisa viver bem e melhor para aproveitar os seus dias com alegria, não se esqueça disso.

Busca
Sobre o blog
Arquivo