Procrastinação
Como se livrar dela?
A procrastinação é o ato de adiar tarefas até o último minuto ou após o prazo. Alguns pesquisadores definem a procrastinação como uma "forma de falha de autorregulação caracterizada pelo atraso irracional de tarefas, apesar das consequências potencialmente negativas".
Não importa o quão bem organizado e comprometido você seja, é provável que você tenha desperdiçado horas em atividades triviais (assistir TV, atualizar seu status no Instagram, Tik Tok, fazer compras online) quando deveria estar gastando esse tempo no trabalho ou em projetos.
Esteja você adiando a conclusão de um projeto de trabalho, evitando tarefas de casa ou ignorando tarefas domésticas, a procrastinação pode ter um grande impacto em seu trabalho, e em toda sua vida.
Como parar de procrastinar:
Identifique o menor passo possível que você pode dar para progredir em direção aos seus objetivos e tente começar apenas com esse pequeno passo, enquanto se permite cometer erros durante a tentativa. Você precisa escrever um relatório? Decida começar escrevendo apenas uma única palavra, aceitando que não será perfeito e pode até ser muito ruim no começo.
Além disso, você pode tornar mais fácil para você começar primeiro, por exemplo, preparando suas ferramentas sem ainda tentar começar a trabalhar, e também tornar mais difícil procrastinar, por exemplo, removendo as distrações de seu ambiente.
Para superar a procrastinação a longo prazo, faça o seguinte:
• Estabeleça metas específicas e realistas. Por exemplo, se você quer começar a se exercitar, uma boa meta pode ser “ser capaz de correr um quilômetro até o final do mês”, enquanto uma meta ruim pode ser “ficar em forma” (não específico) e “correr uma maratona até no final do mês” (irrealista).
• Comprometa-se com um pequeno primeiro passo (por exemplo, trabalhar por apenas 2 minutos).
• Dê a si mesmo permissão para cometer erros (por exemplo, aceitando que seu trabalho não será perfeito).
• Torne mais difícil a procrastinação removendo as distrações.
• Estabeleça prazos (por exemplo, decidindo que você concluirá uma determinada tarefa até o meio-dia de amanhã).
• Aumente sua motivação (por exemplo, marcando sequências de dias em que você atinge seus objetivos).
• Aumente sua energia (por exemplo, fazendo pausas necessárias).
• Melhore seu ambiente (por exemplo, adicionando lembretes de seus objetivos).
• Desenvolva a autocompaixão (por exemplo, lembrando-se de que todos cometem erros).
• Trate condições subjacentes (por exemplo, TDAH).
• Escreva uma meta específica e realista relacionada a algo que você está procrastinando.
• Comece a implementar essas técnicas.
Lembre-se de que você não precisa ficar perfeito; por enquanto, o importante é apenas começar. Mais tarde, você pode refinar sua abordagem, por exemplo, adicionando objetivos e técnicas.
Quanto mais você esperar, menor será a probabilidade de agir de acordo com o que aprendeu; portanto, comece agora, em vez de dizer a si mesmo que fará isso mais tarde.