Gisele Ferrer

Terapeuta/Mentora♀️
 Lapidando a Autoestima de Mulheres Incríveis

Autoestima - Como está sua imagem si mesmo

Como está sua imagem si mesmo

Por @giseleferrerr 05/06/2023 10h10 - Atualizado em 05/06/2023 12h12
Autoestima - Como está sua imagem si mesmo
Img - Foto: Reprodução

A imagem corporal é mental e emocional: é tanto a imagem mental que você tem do seu corpo quanto a maneira como você se sente em relação ao seu corpo quando se olha no espelho.

Uma imagem corporal saudável é mais do que simplesmente tolerar sua aparência ou  "gostar de si mesmo”. Uma imagem corporal saudável significa que você realmente aceita e gosta de sua aparência agora e não está tentando mudar seu corpo para se adequar à maneira como acha que deveria ser. Significa reconhecer as qualidades e pontos fortes individuais que fazem você se sentir bem consigo mesmo além do peso, forma ou aparência, e resistir à pressão de lutar pelo mito do corpo “perfeito” que você vê na mídia, online, em suas comunidades.

Autoestima é como você se valoriza e se respeita como pessoa – é a opinião que você tem de si mesmo por dentro e por fora. A autoestima afeta a forma como você cuida de si mesmo, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente. Autoestima é sobre você como um todo, não apenas sobre o seu corpo.

Quando você tem boa auto-estima, você se valoriza e sabe que merece cuidado e respeito - de si mesmo e dos outros. Você pode apreciar e celebrar seus pontos fortes e suas habilidades, e não se rebaixa se cometer um erro. Boa auto-estima significa que você ainda se sente bom o suficiente, mesmo quando está lidando com sentimentos ou situações difíceis.

A imagem corporal e a auto-estima influenciam-se diretamente - e seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Se você não gosta do seu corpo (ou de uma parte dele), é difícil se sentir bem consigo mesmo. O inverso também é verdadeiro: se você não se valoriza, fica difícil perceber as coisas boas e dar ao seu corpo o respeito que ele merece.

Trate seu corpo com respeito.

Faça refeições balanceadas e faça exercícios porque isso faz você se sentir bem e forte, não como uma forma de controlar seu corpo.

Observe quando você julga a si mesmo ou aos outros com base no peso, forma ou tamanho. Pergunte a si mesmo se existem outras qualidades que você poderia procurar quando esses pensamentos surgirem.

Vista-se de uma maneira que faça você se sentir bem consigo mesmo, com roupas que caibam em você agora, isso é viver na realidade.

Cerque-se de amigos e familiares positivos que reconhecem sua singularidade e gostam de você exatamente como você é.

Esteja ciente de como você fala sobre seu corpo com a família e amigos. Você costuma buscar segurança ou validação de outras pessoas para se sentir bem consigo mesmo? Você costuma se concentrar apenas nas aparências físicas?

Lembre-se de que todo mundo tem desafios com sua imagem corporal às vezes. Ao conversar com amigos, você pode descobrir que alguém gostaria de ter uma característica que você considera indesejável.

Da próxima vez que você perceber que está tendo pensamentos negativos sobre seu corpo e aparência, reserve um minuto para pensar sobre o que está acontecendo em sua vida. Você está se sentindo estressado, ansioso ou para baixo? Você está enfrentando desafios em outras áreas da sua vida? Quando surgirem pensamentos negativos, pense no que você diria a um amigo se ele estivesse em uma situação semelhante e siga seu próprio conselho.

Você vai descobrir que pode sim ser positivo, amoroso e seu melhor amigo, com todas as suas qualidade e características que só você possui.

Busca
Sobre o blog
Arquivo