Você Não Pode Controlar Tudo
Lidando com os 50% que são da sua responsabilidade
Na vida, temos 50% de poder sobre as coisas.
Você pode ter acordado bem humorada, levantou, se arrumou, foi trabalhar e aí no trabalho, as 08:10h da manhã, alguém já foi grosseiro com você. Você vai ficar chateada porque “acabaram com o seu dia”, mas é sobre isso o texto de hoje, sobre controlar as coisas que estão sob o seu controle, e aceitar as que fogem dele.
Você pode aprender finanças e pode poupar seu dinheiro se conseguir, mas não pode fazer nada contra a grande Economia do país e os juros.
Você pode ser um ótimo motorista, mas não pode fazer nada quando alguém te poda perigosamente no trânsito.
Perceba que sendo assim, você não tem controle sobre tudo, mas tem controle sobre os 50% que te pertencem.
Aproveite os inícios, seja das manhãs, da semana, do mês ou do ano, não importa, mas aproveite esses inícios para realmente pegar o que está sob o seu controle e usar.
Já que metade das coisas não dependem de mim, que eu possa usar a metade que me pertence por inteiro, em todas as áreas da vida.
Decida por você mesma, nas suas quatro grandes áreas da vida: Relacionamento, Vida Profissional, Qualidade de Vida e Vida Pessoal.
Você não pode controlar as pessoas, mas pode se controlar e tentar ajudá-las, se aceitarem ok, se não aceitarem, você sinceramente tentou.
Você não pode fazer com que todos do trabalho sejam gentis, mas pode ser gentil sempre e assertiva quando necessário, pode aprender a se comunicar com seus pares, pode usar de comunicação não violenta e pode ser empenhada. Se souberem te valorizar será maravilhoso, mas se forem grosseiros e ambíguos, paciência, você tentou e está dando seu melhor.
Você pode usar seus fins de semana de maneira saudável. Pode tentar ter amizades genuínas e pode arrumar a casa. Mas se achar que nada disso é responsabilidade sua, vai deixar tudo bagunçado, vai se sentir mal por isso e talvez nem saiba o motivo.
Nem tudo está sob seu controle, mas decida que o que estiver, será usado sabiamente.
Você não pode controlar os outros mas pode aprender a guiar a si mesma.
Não use a desculpa de que nem tudo depende de você. Pense: Bom, eu não tenho controle sobre tudo, mas nas coisas que eu tiver controle, nessas sim eu vou me dedicar e controlar.
Quando vivemos querendo controlar tudo nos frustramos porque isso é impossível. Quando achamos que a nossa vida é 100% de decisões alheias, também nos frustramos. Decidir cuidar da parte que nos compete, fará com que o fardo da vida em sociedade seja muito mais leve, e ao mesmo tempo, te dará poder sobre as coisas que só você pode fazer.
Aproveite seus recomeços, use-os com sabedoria e amor próprio.
Você verá os resultados.