Positividade Tóxica de Cada Dia
A obrigação de ser feliz todo tempo.
O pensamento positivo nos faz bem, nos ajuda a superar algumas crises e, segundo pesquisas, até nos permite viver mais.
Não é de admirar, então, que a felicidade seja bastante atraente e uma meta sempre almejada. É uma sensação muito boa, ás vezes tão bom que outras coisas são deixadas de lado.
A muito elogiada mentalidade de "apenas boas vibrações" não é tão boa assim: Porque quando a positividade se torna obsessiva, de modo que não há espaço para sentimentos desconfortáveis, pode levar a sentimentos em nós mesmos que nos fazem menosprezar a dor dos outros.
O pensamento positivo torna-se tóxico sempre que aumenta a pressão e leva à supressão das emoções.
Seja na vida privada, profissional ou social, a positividade tóxica pode ser encontrada em todas as áreas da vida. A transição do otimismo saudável para o pensamento positivo exagerado e doentio costuma ser suave.
Na publicidade, nas revistas, em muitos filmes: rostos felizes em todos os lugares e geralmente um final feliz. Imagens idealizadas da vida nas mídias sociais também aumentam a pressão para sempre encarar a vida de forma positiva. Felicidade eterna e emoções positivas são o grande objetivo.
Alcançar esse objetivo está apenas em nosso poder - como costuma-se dizer: Afinal, cada um é o arquiteto de sua própria fortuna e a detém em suas próprias mãos. O que soa bem a princípio também transmite: "Se você não está feliz, se está aborrecido, se sente que foi tratado injustamente, então a culpa é sua.
Basta trabalhar em sua mentalidade!
Isso é exatamente o que eu acho que está errado.
Você certamente pode ver o lado positivo em muitas situações, pode falar melhor do que mal e pode conseguir muito com uma boa dose de coragem, ambição e diligência. Mas essa não é toda a verdade.
Também existem problemas estruturais, queixas sociais ou golpes severos do destino que não podem ser afastados com um sorriso.
Onde há luz, sempre há sombra. Sentimentos existem para serem sentidos. Cada emoção nos dá uma indicação de nossas necessidades, é bom que reconheçamos que toda a gama de emoções é importante e faz parte da vida.
Se também ouvirmos os sentimentos negativos e tentarmos entender qual necessidade não atendida está por trás deles, então, na melhor das hipóteses, só poderemos atender a essa necessidade. Isso te deixa mais feliz a longo prazo do que reprimir o sentimento. O que vier é permitido - mesmo que você não siga o mantra "só boas vibrações".