Gisele Ferrer

Terapeuta/Mentora♀️
 Lapidando a Autoestima de Mulheres Incríveis

Dependência Emocional

Quando amar demais é um problema.

Por @terapeutagiseleferrer 14/02/2023 10h10 - Atualizado em 14/02/2023 11h11
Dependência Emocional
Foto - Foto: Reprodução


Pode-se ser ou tornar-se dependente de muitas coisas. Esporte, álcool ou outras drogas, café ou de outra pessoa. Essa dependência pode afetar qualquer forma de relacionamento: amizades, relacionamentos dentro da família ou com um parceiro.

A dependência emocional é mais comum em relacionamentos de casal . Assim como com outros vícios, no começo você se sente incrivelmente bem perto da outra pessoa.

A dependência desenvolve -se gradualmente. Proximidade emocional, confiança e profundidade em um relacionamento são certamente belos e desejáveis, mas se em algum momento você sentir que não pode mais viver sem a outra pessoa, isso se chama dependência emocional, que não é mais saudável. No entanto, o medo da dependência emocional não deve impedi-lo de entrar em um relacionamento.


Às vezes não é tão fácil dizer que um determinado comportamento ou um determinado sentimento é na verdade uma dependência emocional. No entanto, os sinais podem incluir o seguinte:

• Desejo de segurança: Você precisa constantemente de validação ou atenção e carinho de outra pessoa? É por isso que você entra em contato com muita frequência e fica infeliz se não recebe uma resposta imediatamente?

• Ciúme Forte: Seu ciúme está assumindo características doentias, você quer controlar a outra pessoa, saber constantemente o que ela está fazendo ou até mesmo monitorar seu celular?

• Suas próprias necessidades são negligenciadas: você constantemente tenta agradar a outra pessoa e talvez até mesmo ajustar sua vida cotidiana para que ela se adapte a outra pessoa, mas talvez não para você? Você se esquece de si mesmo, de outros cuidadores e de seus hobbies?

• Unilateralidade: Você sente que o esforço e o investimento no relacionamento vêm principalmente de você? A outra pessoa está se retirando cada vez mais?

• Poucos contatos sociais: você parou quase completamente seus contatos sociais e está se limitando apenas a essa pessoa?

• Não estar sozinho: é difícil para você passar um tempo consigo mesmo e ficar sozinho? Sem a outra pessoa você não sabe o que fazer consigo mesmo?
Resolver a dependência emocional
Se você perceber esses sinais, provavelmente está se perguntando: "Como faço para me libertar da dependência emocional?". Para poder superar a dependência emocional, é importante reconhecê -la como um primeiro passo . Você pode fazer isso, por exemplo, usando as perguntas acima. Se você se reconhece em alguns desses pontos, pode tentar se ajudar primeiro. Em essência, superar a dependência emocional é aprender a dar a si mesmo toda a atenção, cuidado, carinho e amor que você tanto deseja do mundo exterior . A dependência emocional é mais comum em relacionamentos de casal, e é por isso que a maioria dos afetados deseja quebrar a dependência emocional de seu parceiro.

A cura da dependência emocional pode funcionar:

• Seja honesto consigo mesmo: reserve um tempo para refletir e questionar sua situação atual. Seja honesto consigo mesmo e observe a si mesmo, seu comportamento e seus sentimentos.

• Dê a si mesmo amor e autocuidado: quando você sentir que está recebendo atenção ou carinho, é importante que você também esteja presente para si mesmo. Aprenda a passar tempo consigo mesmo. Pode ajudá-lo a escrever seus pensamentos ou descobrir um novo hobby para si mesmo. seja amoroso consigo mesmo Que tal, por exemplo, se você se elogiar todas as manhãs logo após se levantar, perceber o que você gosta em si mesmo?

• Reconhecendo suas próprias necessidades: Pense no que você gostaria de fazer apenas para si mesmo. Talvez você tivesse desejos ou sonhos antes de conhecer essa pessoa, dos quais desistiu gradualmente. Mas talvez haja algo novo que lhe interesse e que você queira prestar atenção.

• Menos concessões: é fácil fazer concessões em uma parceria, deixar de lado suas próprias necessidades ou talvez até mesmo se concentrar inteiramente em seu parceiro. Também é importante reservar um tempo para a outra pessoa em um relacionamento até certo ponto, mas tome cuidado para não alinhar sua agenda inteiramente com seu parceiro. Faça coisas por você também, encontre seus amigos. Depois disso, o tempo com seu parceiro é ainda mais agradável e você também tem o que conversar.

• Coragem e atividade: Sempre é preciso um pouco de coragem para mudar alguma coisa. Você pode ter que se esforçar um pouco, sair da sua zona de conforto para se tornar ativo. Você verá que vale a pena agir.

• Observe seus pensamentos: você não conseguirá resolver sua dependência emocional da noite para o dia e provavelmente também não será um processo linear. Você provavelmente passará por diferentes fases, às vezes melhores e às vezes piores. Se você voltar aos velhos padrões de pensamento ou comportamento, tente identificá-los. Apenas perceber esses pensamentos como destrutivos pode ajudá-lo a resolvê-los.

• Paciência: Seja paciente. Seu comportamento e seus pensamentos não vão girar 180 graus da noite para o dia. Superar a dependência emocional é um processo.

Se livrar de uma situação de Dependência Emocional, é um processo, não se culpe e se cobre tanto.
Assim que você diagnosticou o problema, procure um profissional que possa te ajudar, priorize-se e trate.

Busca
Sobre o blog
Arquivo