Gisele Ferrer

Psicanalista e Consultora Comportamental.
 Lapidando a Autoestima de Mulheres Incríveis

As Metas de Todo Ano

Como alcançar seus objetivos mantendo sua paz e descanso.

Por @terapeutagiseleferrer 18/01/2023 12h12
As Metas de Todo Ano
. - Foto: Reprodução

Gosto da ideia de que podemos resetar em determinados períodos. Se você reparar, o homem dividiu a vida em períodos, pra poder respirar.
É empolgante esperar as férias, o fim de semana, o fim de tarde pra voltar pra casa. Nós não devemos ter uma vida em que apenas esperamos e esperamos por essas datas mas convenhamos, Dezembro/Janeiro fazem parte de um período onde queremos descansar e definir.
Você pensa nos objetivos, nas metas, nas coisas adiadas, nas não alcançadas.
Janeiro é o mês do Reset, quando você observa as vivências, pensa no que pode ficar e no que não tem mais espaço na sua vida, pensa se certas coisas, pessoas e situações cabem nas suas vivências, e faz os planos de todo um novo ano.
Vamos aproveitar que estamos nesse mês mágico e pensar no que podemos melhorar nesse 2023 todo nosso.
Uma das coisas que mais decepciona as pessoas, é pensar no tamanho do caminho que tem pela frente, metas imensas são assustadoras e se você estiver com uma meta gigante na sua frente, a chance de se decepcionar também é gigante, então faça o seguinte: Quebre a meta! Esmiúce a meta, e acompanhe mês a mês.
Por exemplo: Não pense que esse ano você se comprometeu a ler 12 livros, pense que é um por mês, pense que tem 30 dias e que se esse livro tiver 300 páginas, são 10 por dia e meta batida.
Constância sempre será melhor que motivação!
Um erro comum é a empolgação. A pessoa começa o ano (vou usar o exemplo do livro novamente), compra 5 livros, no primeiro dia lê por uma hora e para por uma semana de ler, outro dia ela volta e lê por mais 20 minutos, quando percebe, está em março e não terminou nem o de janeiro ainda. Essa empolgação exacerbada, faz com que nenhum objetivo seja factível.
Gosto de uma frase que diz: Sem pressa e sem pausa, mas mudei ela para: Sem presa, e com algumas pausas programadas.
Você não é uma máquina, não possui super poderes. Você se cansa , fica triste, desanima, chora...
Perceba que a pressa, te cansa, que quando você fica empolgada, não faz planos, não tem estratégia.
Você não consegue sentar e dizer: Ok, preciso estudar mais, vou criar uma estratégia para isso.
Na empolgação você apenas sai comprando livros e cursos sem saber qual a periodicidade, empenho, planejamento e dedicação deve colocar nisso.
Você não vai estar sempre motivada. A vida não deixa ninguém ser motivado o tempo todo, problemas acontecem e ter um plano sempre será a melhor saída pra você não chegar em mais um novembro e dizer: Mais um ano sem metas batidas!
Quebre suas metas em pequenas metinhas diárias, lembre-se que você não estará sempre feliz, contente e disposta, mas saiba que você pode iniciar um ano com planejamento e objetivos traçados a fim de conseguir alcançar seus sonhos e se orgulhar da caminhada.

Busca
Sobre o blog
Arquivo