Gisele Ferrer

Psicanalista e Consultora Comportamental.
 Lapidando a Autoestima de Mulheres Incríveis

Ciúme Excessivo

Como lidar com um sentimento tão desafiador .

Por @terapeutagiseleferrerr 26/11/2022 18h06 - Atualizado em 26/11/2022 18h06
Ciúme Excessivo
Aprender a lidar com sentimentos difíceis, é o primeiro passo para não ter uma vida difícil. - Foto: Reprodução

O ciúme é um sentimento que todos conhecemos. No entanto, como essa emoção tem uma reputação muito ruim, poucas pessoas admitem sentir ciúme regularmente. Você pode aprender muito olhando para as possíveis causas.
No artigo a seguir, queremos tratar do assunto em detalhes. Você descobrirá por que o ciúme surge em primeiro lugar e onde está o limite entre as características saudáveis ​​e patológicas. Também queremos dar dicas valiosas sobre como resolver sentimentos destrutivos de ciúme.

O ciúme pode aparecer em qualquer relacionamento interpessoal. Por exemplo, quando somos pequenos, temos ciúmes de nossos irmãos, que recebem mais atenção dos pais. O ciúme dentro de uma amizade também não é incomum. Quando o ciúme é mencionado em geral, geralmente se refere ao conflito dentro de um relacionamento de casal.

Quem é ciumento se sente rejeitado por alguém próximo, porque deu mais atenção a outra pessoa do que a si mesmo, o que costuma ser muito doloroso. Começamos a guardar rancor contra aquela terceira pessoa que se intrometeu no relacionamento . O ciúme anda de mãos dadas com a falta de carinho e amor.

Como surge o ciúme?

Basicamente, o ciúme é uma emoção completamente natural que surge quando você teme a perda de alguém em quem confia. Você associa uma reivindicação de amor a essa pessoa . Isso é muito importante: sem esse senso interior de direito, não há ciúme! Se a pretensão de amar é supostamente ou realmente frustrada, isso causa insegurança ou dano mental.

O limiar de ciúme de cada um é diferente. Enquanto alguns já sentem um incômodo roncar no estômago quando o parceiro fala com um homem/mulher atraente por muito tempo, outros só ficam com ciúmes depois que um caso realmente aconteceu.

Os seguintes fatores de risco contribuem para o rápido desenvolvimento do ciúme:

falta de autoestima

experiências traumáticas (perda) no passado

impressões desde a infância

dependência emocional (e possivelmente também material) do parceiro

6 dicas contra o ciúme

Reunimos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a superar o ciúme.

1. Mantenha sua independência dentro da parceria

Na embriaguez de se apaixonar, muitas pessoas se concentram inteiramente em seu novo parceiro. No início de um relacionamento isso pode ser normal. A longo prazo, no entanto, você deve cultivar seus próprios hobbies e amizades. Ter o próprio trabalho também contribui para manter a autoestima.

Quanto mais você depende do seu parceiro, mais o ciúme pode atacar. Nesse caso, a perda de seu parceiro significaria a (suposta) perda de sua existência e identidade. Você evita isso ficando o mais independente possível.

2. Não reprima seu ciúme

Na pior das hipóteses, o ciúme reprimido irrompe em uma explosão emocional de raiva, que pode prejudicar gravemente o relacionamento. Em vez de reprimir os sentimentos desagradáveis ​​do ciúme, você deve aceitá-los com imparcialidade e ouvir a si mesmo: o que o ciúme está tentando lhe dizer? O que você está perdendo no relacionamento? Busque ativamente uma conversa (factual) com seu parceiro.

3. Aumente sua autoestima

Já explicamos em detalhes a relação entre ciúme e baixa auto-estima. Agora é só aumentar a sua autoestima. Uma boa medida é manter um diário. Escreva todas as noites o que você fez particularmente bem hoje. Torne-se consciente de seus pontos fortes pessoais. Pergunte a amigos e familiares o que eles mais valorizam em você.

Além disso, ouse tentar algo novo: o que você sempre quis fazer? Um paraquedismo? Escreva um livro? Novas experiências positivas e sensação de realização tornam você mais autoconfiante.

4. Distração

Durante um ataque agudo de ciúme, é recomendável deixar a situação tensa. Caso contrário, existe o risco de você dizer ou fazer coisas no calor do momento das quais se arrependerá mais tarde. Mesmo uma curta caminhada pode ajudar a acalmar seus sentimentos raivosos. Atividades criativas ou esportivas também são adequadas.

No entanto, a distração não é útil apenas em casos agudos. Também é apropriado quando o ciúme está latente dentro de você. Depois de se acalmar emocionalmente, você pode começar a conversar com seu parceiro.

5. Salto de Fé

Questione se você está com ciúmes por um motivo específico. Se não for esse o caso, você deve dar um salto de fé ao seu parceiro. Acredite que ele ou ela se preocupa com seu relacionamento e agirá de acordo. Não há garantia de que você nunca ficará desapontado. Amar outra pessoa sempre traz o risco de lesão emocional. Você tem que aceitar isso.

6. Não tenha medo de procurar ajuda

Se você sente uma forte tensão psicológica por causa do seu ciúme e/ou se as parcerias já terminaram por causa do seu comportamento, você deve confiar em alguém. Na melhor das hipóteses, você conta com a ajuda de um terapeuta experiente. Isso não é de forma alguma um sinal de fraqueza, mas testemunha uma grande força interior.

Não permita que sentimentos mal resolvidos e receios muitas vezes atrapalhem sua relação com as pessoas que mais ama.

Busca
Sobre o blog
Arquivo